Publicações Científicas em Esperanto



O sítio canadense: http://www.intellectualarchive.com/ é um banco de publicações internacional que aceita publicações em esperanto. Semelhante a ele, há o http://arxiv.org/ que também aceita publicações em esperanto.

O http://arxiv.org/ é bem mais antigo e aceita (se não mudou) apenas artigos científicos em algumas áreas das ciências exatas.

Já o http://www.intellectualarchive.com/ é mais recente (acho), e aceita publicações bem mais variadas, desde artigos científicos até livros sobre qualquer assunto, ficção ou não, além de músicas originais (partituras e/ou gravações) e fotografias. Creio que é algo novo que está querendo crescer e está aceitando artigos com facilidade.

Nesta semana eles (http://www.intellectualarchive.com/) mesmos pediram permissão para colocar lá meus artigos (alguns em esperanto e outros não) que estão no arxiv.org e foi assim que fiquei sabendo da existência deles. Então experimentei colocar meu livro em esperanto e funcionou. Além de colocar lá o material em PDF ou centenas de outros formatos que eles aceitam, devemos, na página deles, escrever o título, autor etc e um pequeno resumo. No arxiv.org seria obrigatório um resumo também em inglês, mas no http://www.intellectualarchive.com/ eles não falam nada nas instruções, então arrisquei escrever o resumo apenas em esperanto. Na carta de aceitação eles sugeriram que eu escrevesse um resumo também em inglês para bla-bla-bla mas se eu não quisesse, apenas em esperanto também estava muito bom. (If you have an English translation of your book's abstract, we could add it because it will increase chances that your book will be found by English-speaking other people. If you do not have the English version of the abstract - it is OK too.)

Finalmente, se entendi direito, eles periodicamente publicam uma versão impressa dos resumos e enviam para as principais bibliotecas do Canadá e Usono. É tudo gratuito. Porém, se quiser pagar, eles fornecem alguns serviços extras sobre direitos autorais etc.

Prof. Filipe de Moraes Paiva, filipe_paiva@cp2.g12.br
Departamento de Física, Colégio Pedro II - U.E. Humaitá II
geocitiesTuta Monda Scienca Historio Esperante


Comments

Popular posts from this blog

Fwd: [Bildoj Kaj Tekstoj] Pleneco post eltondo

Landa Kongreso de Esperanto-USA

Bona Espero