Programa Mia Amiko - Informilo 002 (2014.12.28)


PMA Informilo - 2014.12.28 - n-ro: 002
Vidu tiun retmesaĝon en via navigilo

Programa Mia Amiko

Um novo ano está chegando! Vamos nos focar no Esperanto!

Precisamos muito foco e determinação para conseguirmos qualquer coisa na vida! Também assim, é com o Esperanto. 

Se quisermos aprender nossa língua internacional, temos que nos esforçar. Estudar, ler, ouvir e falar. Não há receita mágica ao se aprender um idioma, há de se fazer um esforço grande com dedicação continuada. Olhe ao seu lado e analise quantas pessoas que você conhece e que falam inglês. Você verá que são poucas pessoas que sabem se expressar nesse idioma nacional. As que sabem gastaram muito dinheiro e tempo para aprendê-lo. O inglês apesar de ser uma língua mais simples que as demais

​​
, tem uma fonética complicadíssima e muita exceção para ser aprendida. Sabe-se que  se leva pelo menos 5 vezes mais tempo para aprendê-lo em comparação ao Esperanto. O Esperanto não é tão fácil assim, mas tem uma gramática simplificada e regular, que ajuda muito no aprendizadado. No entanto, para aprendê-lo com propriedade levam-se alguns anos, com uma dedicação continuada. O grande lance de se aprender o Esperanto é a ampliação de nossa mente para um mundo mais igual e democrático. O Esperanto leva à amizade e igualdade no relacionamento humano.

Nesse ano de 2015, nós, do Programa Mia Amiko, esperamos conquistar mais e mais esperantistas na internet e contamos com você. Esperamos que se junte a nós, tanto no ensino, como no aprendizado, como na participação ativa de nosso movimento. Ensinando-se é que se aprende. Seja membro da Liga Brasileira de Esperanto (link) e não se esqueça de participar de nosso 50º Congresso Brasileiro de Esperanto no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de Janeiro. Será um congresso jubileu, e muita gente vai participar, seja você mais um de nós, venha encontrar outros amigos de nosso programa durante o evento. Venha ver o Esperanto no mundo real. Será um momento único.

Vorto de la Tago: SAĜA
Ridu per Esperanto
CORRELATIVO "TIAL"
Frazo por rezoni:

Kelkfoje estas plibone resti kvieta kaj lasi pensi, ke vi estas stultulo, ol malfermi la buŝon kaj konfirmi tion.

Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem, que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.

 
Copyright © 2014 Programo Mia Amiko
You are trying out MailChimp!

Email Marketing Powered by MailChimp






-- 

Programo Mia Amiko: http://esperanto.brazilo.org
Twitter: @MiaAmiko

Comments

Popular posts from this blog

Fwd: [Bildoj Kaj Tekstoj] Pleneco post eltondo

Landa Kongreso de Esperanto-USA

Bona Espero